BRASKEM E O MEIO AMBIENTE

Nosso Relatório Anual


O Relatório Anual 2014 reúne informações sobre o desempenho da Braskem no ano, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais, característicos da agenda do desenvolvimento sustentável.

Por meio da química e do plástico, a Braskem proporciona uma vida melhor para as pessoas. Sua consciência ambiental está presente em todos os detalhes da operação para aliar o crescimento dos negócios e o respeito ao patrimônio ambiental. Sempre consciente de sua responsabilidade frente ao futuro, a Braskem desenvolve inovações para que seus Clientes possam levar produtos mais sustentáveis para a sociedade, além de estimular a inclusão social produtiva.

Navegue por esta página e conheça algumas iniciativas da Braskem em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.



Projetos de Reúso de Água

A Braskem reutiliza quase um terço da água consumida em suas unidades.

A Braskem apoia iniciativas e desenvolve projetos por meio de soluções inovadoras. O Aquapolo, que abastece o Polo Petroquímico no Grande ABC, em São Paulo, e o Água Viva, no Polo de Camaçari na Bahia, demonstram o compromisso da Braskem com o uso consciente da água.

Conheça os projetos

Aquapolo

O projeto foi construído para garantir fornecimento de água de reúso industrial para abastecer o polo petroquímico da região do ABC Paulista. É o maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul, e quinto maior do planeta.

Em 2014, o volume de água de reúso consumido do Projeto Aquapolo foi de 8,8 bilhões de litros.

Saiba mais sobre o projeto www.aquapolo.com.br

Água Viva

Em operação no Polo Industrial de Camaçari (BA), o maior sistema de reúso de água na indústria da Bahia, possibilita a reutilização de água pluviais e efluentes tratados.

O Projeto Água Viva, desenvolvido em parceria entre Braskem e Cetrel, foi inaugurado em 2012 e contou com um investimento superior a R$ 20 milhões.

Nos últimos dois anos, foram reutilizados 5,6 bilhões de litros de água do projeto.

Para mais informações, clique aqui



Plástico Verde

O polietileno verde I'm Green é fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Após alguns anos dedicados à pesquisa e desenvolvimento, a planta de eteno verde da Braskem, inaugurada em setembro de 2010, marcou o início da produção do polietileno verde em escala industrial e comercial, conferindo à empresa a liderança mundial no mercado de biopolímeros.

O polietileno verde I'm GreenT é um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por esta razão, o polietileno verde I'm GreenT captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Conheça mais sobre o plástico verde em www.braskem.com/plasticoverde.


Plataforma Wecycle

A plataforma de valorização de resíduos plásticos Wecycle, é uma iniciativa da Braskem para fomentar negócios e soluções que envolvam a reciclagem do plástico por meio de parcerias com nossos Clientes, empresas ou organizações.

Entre os pilares de atuação da plataforma Wecycle, destacam-se o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo para projetos específicos, certificação ou qualificação de processos e produtos e ações de responsabilidade social voltadas à reciclagem. 

Uma das parcerias já é andamento é com a Starbucks Brasil. O projeto utiliza o Plástico Verde da Braskem, copos de plástico reciclados e borra de café para a fabricação de cestos de lixo em lojas selecionadas da rede. As unidades da Starbucks no Brasil serão as primeiras no mundo a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo que serão colocados nas áreas de trabalho internas das lojas, fechando efetivamente um ciclo virtuoso. 

Conheça melhor a parceria.