Conheça a seguir as iniciativas apoiadas pela Braskem nas comunidades onde está presente:


Fábrica de Florestas

Realizado em parceria com o Instituto Fábrica de Florestas, a iniciativa nasceu com a recuperação da Mata Atlântica em Corredores Ecológicos na região do litoral norte da Bahia (BA). Com o sucesso da produção e plantio de mudas nativas da região, o projeto expandiu e, em 2012, chegou também às regiões de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), instalando novos viveiros de mudas. O trabalho desenvolvido em conjunto com a Comunidade é uma das grandes bases do projeto, promovendo também iniciativas de educação e capacitação ambiental para os envolvidos. Assim, o projeto busca contribuir para a construção de uma sociedade mais socioambientalmente responsável, que reconheça o valor das áreas verdes como parte relevante para o equilíbrio da biosfera e a manutenção da vida do planeta. Um dos resultados disso foi a concessão da Unesco do título de Posto Avançado - um reconhecimento mundial pela conservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento sustentável - ao Parque do Sauípe. Desde o início do projeto, em 2008, a iniciativa já produziu mais de 800 mil mudas e uma de suas metas para 2020 é produzir mais 1,6 milhão.


Edukatu - Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente

Com o intuito de construir uma iniciativa inovadora para a educação ambiental no Brasil, a Braskem mais uma vez contou com o Instituto Akatu, parceiro que, desde 2000, atua com o conceito do consumo consciente. O resultado dessa parceria foi o lançamento, em 2013, da rede Edukatu. Voltada para alunos e professores, a rede incentiva a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade em escolas de Ensino Fundamental em todo o Brasil. Sua plataforma online é dividida em três blocos: "Na Mochila", com conteúdo de referência sobre consumo consciente; "Circuito", um bloco de navegação guiada, com games e atividades lúdicas; e a "Rede", espaço onde alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências. Desde o início de seu lançamento, a rede Edukatu conta com importantes apoiadores, dentre eles o Ministério do Meio Ambiente. A Braskem visualiza um futuro ainda maior para o projeto, e acredita que ele tem potencial para se tornar a maior rede de aprendizagem inclusiva sobre consumo consciente do Brasil. Quer conhecê-lo?
Acesse o site: www.edukatu.org.br!


Estação Ambiental Braskem

Na Estação Ambiental, localizada no cinturão verde do Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, são realizados monitoramentos da flora e da fauna desde a década de 1980. Já foram catalogadas mais de 3.000 espécies de animais e plantas, algumas inéditas para a ciência. Isso possibilitou que a estação passasse a funcionar, em 1994, como um centro de atividades voltadas à educação ambiental, recebendo diariamente visitas de escolas de todo o estado. Lá, as turmas podem desvendar a mata nativa em trilhas ecológicas orientadas, conhecer a natureza por meio do Jardim Sensorial, descobrir o Ciclo das Plantas e o Ciclo do Plástico em jogos didáticos, dentre muitas outras atividades. Além disso, a Estação desenvolveu um programa de educação ambiental focado nas turmas de Ensino Fundamental das escolas públicas do entorno do polo. O projeto aborda questões como cidadania, resíduos, água e biodiversidade - todas desenvolvidas de acordo com o ano da turma. Ficou interessado e gostaria de agendar uma visita? É só entrar em contato pelos telefones (51) 3216-2724 ou (51) 3457-6432.


Cinturão Verde

A Estação Ambiental Cinturão Verde é uma área de preservação localizada no bairro do Pontal da Barra, ao lado da unidade de Cloro Soda da Braskem em Maceió, no estado de Alagoas. Criada em 1987, a reserva ecológica possibilitou a recuperação ambiental da região, até então degradada. A partir de ações de recuperação do solo e recomposição da paisagem de Mata Atlântica de restinga, a Estação Ambiental é hoje um espaço para estudos, visitas e desenvolvimento de projetos socioambientais. Ali vivem cerca de 400 espécies de animais silvestres, como macacos, jacarés, pavões e outras aves. Esse criadouro conservacionista da fauna silvestre brasileira é um dos dois parques apoiados pela Braskem reconhecidos pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Mais de 180 mil pessoas já visitaram a Estação Ambiental desde sua abertura, há 25 anos. Dessa forma, a Braskem contribui para disseminar conceitos de desenvolvimento sustentável e promover ações de sustentabilidade tanto nas comunidades que se localizam próximas às suas plantas industriais, quanto nas demais comunidades alagoanas.


Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva

Localizado no bairro do Pontal da Barra, comunidade vizinha à unidade industrial de Cloro Soda da Braskem, em Alagoas, o programa promove oficinas dedicadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local. Ao longo dos anos, vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como uma ação de grande importância para a região e sendo inclusive agente influenciador de políticas públicas nas cidades de Alagoas. Desde o início do programa, em 2001, mais de 480 escolas de 39 municípios alagoanos foram atendidas, alcançando, indiretamente, 236 mil pessoas em educação ambiental.