Inovação na Braskem


Para a Braskem, inovação é o caminho para o crescimento, a sobrevivência e a perpetuidade da empresa. Com uma equipe de 300 profissionais dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, dois Centros de Inovação e Tecnologia e 23 laboratórios, a Braskem busca de forma constante o crescimento econômico sustentável.

Em 2014, a Braskem ganhou destaque por compor a lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo, segundo ranking organizado anualmente pela revista Fast Company. Única empresa brasileira na lista, foi reconhecida pelo trabalho de pesquisa em produtos de origem renovável, o Plástico Verde.

A Fast Company destacou nosso processo inovador, de converter etanol produzido a partir de cana-de-açúcar em eteno, matéria-prima do polietileno de origem renovável. Ao adotar o plástico verde, os parceiros da Braskem podem oferecer produtos diferenciados e contribuir de forma significativa para a redução dos gases de efeito estufa ao longo da cadeia. O biopolímero da Braskem captura 2,15 quilos de CO2 para cada quilo de plástico verde produzido.

Conheça outras inovações da Braskem!


Braskem Labs

Tem um projeto que impacta a vida das pessoas por meio do plástico?

O Braskem Labs é uma iniciativa pioneira na indústria química e petroquímica brasileira ao incentivar empreendedores no desenvolvimento de soluções socioambientais inovadoras por meio do uso do plástico. O objetivo é buscar novas soluções e tecnologias em segmentos como saúde, moradia, mobilidade, segurança, entre outros, que gerem impacto social.

Os projetos selecionados terão acesso a capacitações e apoio na elaboração do modelo de negócio com foco no impacto social promovido e na viabilidade financeira.

Para conhecer melhor o projeto, acesse Braskem Labs.


Desafio de Design Odebrecht Braskem

O Desafio de Design Odebrecht Braskem estimula universitários a utilizarem o plástico como matéria-prima no desenvolvimento de peças de mobiliário, ressaltando valores como inovação, praticidade e sustentabilidade.

Em sua 3ª edição, as empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, em parceria com a Tramontina e Freso, lançaram como tema o mobiliário urbano, dividindo nas categorias Social, para o desenvolvimento de cadeira, mesa e banco; e Kids, voltada à produção de playgrounds.

A ideia foi fomentar a criação de peças diferenciadas, que misturem funcionalidade, sustentabilidade e design.

Quer conhecer os vencedores da 3ª edição? Clique aqui. Veja mais no site Desafio de Design.



Campanha de Inovação

Embalagens

O plástico é cada vez mais fundamental na composição de embalagens. As resinas de polipropileno, polietileno e polietileno verde, de origem renovável, permitem diversas aplicações e, por meio de diferentes processos, podem adquirir novas propriedades e assumir uma infinidade de papéis nas apresentações de produtos. Embalagens para higiene e limpeza, cosméticos e fármacos, utilidade doméstica, para o setor do agronegócio e industriais são apenas alguns exemplos de suas aplicações, que trazem benefícios como resistência, leveza, flexibilidade e segurança.

As embalagens plásticas alimentícias preservam melhor os produtos, facilitam o consumo e reduzem o desperdício. Novas tecnologias e novos conceitos têm sido desenvolvidos na fabricação de embalagens inteligentes. Elas são capazes de tornar os produtos mais seguros e convenientes. Um dos principais campos de pesquisas é o de embalagens plásticas que, acrescidas de aditivos antimicrobianos, são capazes de avisar se o conteúdo está propício para consumo - mesmo se já tiverem sido abertas. Pode parecer coisa para um futuro distante, mas não é. A Braskem já tem estudos avançados a respeito dessa novidade.

Buscando incentivar o mercado de embalagens plásticas, a Braskem lançou em 2014 a plataforma Let´s Talk Packaging, um canal de informações sobre tendências, inovações e design. Saiba mais e conheça os benefícios do plástico para a valorização dos produtos.

Se a capacidade de inovar é importante para as pessoas, imagine para um país?

A inovação traz o futuro.
E o futuro passa pela química e pelo plástico.

Para a Braskem, inovar é a sua maneira de atuar em um mundo que precisa, cada vez mais, de boas ideias para sobreviver e se perpetuar.
Com um investimento de 230 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento, 23 laboratórios e 2 grandes centros de pesquisa, a Braskem foi eleita em 2014 uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company. O Plástico Verde, Desafio de Design Odebrecht Braskem, Braskem Labs são exemplos de produtos e projetos da Braskem que, através da química e do plástico, ajudam a melhorar a vida das pessoas.