Empresa de capital aberto, com atuação no mercado internacional, a Braskem possui ações listadas nas bolsas de valores de São Paulo (BMF&FBOVESPA), Nova York (NYSE) e no Latibex, seção latino-americana da Bolsa de Madri. Na BMF&Bovespa, a Braskem está listada no Nível 1 de Governança Corporativa e faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde a criação dessa carteira diferenciada de ações, em 2005.

Princípios da governança corporativa na Braskem

  • Garantir que a integridade ética permeie todos os sistemas de governança nas relações internas e externas da empresa
  • Ser transparente nas informações prestadas, indo além daquelas mínimas obrigatórias, promovendo, por conseguinte, uma comunicação espontânea, franca, precisa e rápida
  • Dar tratamento justo e equânime às partes interessadas
  • Garantir que os agentes de governança zelem pela perenidade da empresa, incorporando visão mais ampla da estratégia empresarial, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável
  • Exigir que os agentes de governança (Administradores, Conselheiros Fiscais e Auditores) respondam integralmente a quem os elegeu pelos seus atos no exercício de seus mandatos
  • Agir em conformidade às normas reguladoras, sejam elas legais, estatutárias ou regimentais

Modelo de Governança Corporativa da Braskem

O modelo de governança da Braskem é composto por Conselho de Administração, três Comitês Permanentes de Apoio ao Conselho de Administração (Comitê de Finanças e Investimentos; Comitê de Estratégia e Comunicação e Comitê de Pessoas e Organização), Conselho Fiscal e Comitê de Ética.

A governança da Braskem é apoiada pela área de Segurança Empresarial, que exerce os papéis de auditoria interna, orientadora da gestão de riscos empresariais, conformidade com regulamentos e legislações (a exemplo da "Sarbanes-Oxley" e da "Foreign Corrupt Practices Act"), além da administração do canal "Linha de Ética", por meio da avaliação, investigação e monitoramento de relatos de violação do Código de Conduta Braskem.

COMUNICAÇÃO COM O MERCADO

Com base nesses princípios, a Braskem se comunica continuamente
com o mercado utilizando como canais:

Além disso, a companhia prioriza a comunicação proativa com os diversos
segmentos da sociedade e com os seus públicos de relacionamento.

COMPROMISSO PÚBLICO

Em 2002, ano de sua formação, a Braskem divulgou um Compromisso Público, com as diretrizes que vêm norteando a sua atuação. Nele se destaca o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o crescimento econômico e social das regiões e comunidades onde está presente.

CÓDIGO DE CONDUTA

A Braskem tem o compromisso de praticar uma gestão transparente
e responsável. Tais práticas estão descritas em seu Código de Conduta,
que estabelece as normas de conduta que devem orientar as relações
internas e externas de todos os Integrantes da companhia.

Há também um Código de Conduta para Fornecedores, que apoia e direciona as relações de trabalho, além de um documento específico de orientação para Fornecedores de Etanol. Este documento envolve medidas com relação a queimadas, biodiversidade, boas práticas ambientais, direitos humanos e trabalhistas, análise de ciclo de vida de produto, entre outros.

LINHA DE ÉTICA

Para apoiar a manutenção de um ambiente corporativo ético e produtivo, a Braskem disponibiliza a Linha de Ética para seus Integrantes, Fornecedores, Clientes e outros públicos de relacionamento. Por meio desse canal, é possível entrar em contato de forma anônima com o Comitê de Ética da Braskem para relatar informações e fatos. Os relatos registrados são tratados com absoluto sigilo. Todos os registros são analisados de forma criteriosa e responsável, contribuindo para a gestão transparente e um ambiente seguro e saudável.