Braskem & Clientes

Construir e manter relações de parcerias com espírito de servir,
criatividade e inovação, contribuindo para a evolução e fortalecimento do negócio de nossos Clientes.

Essa é a premissa que motiva a equipe Braskem e que, ao longo da história da empresa, tem influenciado a concretização de soluções positivas que fazem a diferença tanto para Clientes quanto para a sociedade. Afinal, por meio dos produtos de nossos Clientes, a Braskem está presente na vida de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Programa Visio Braskem

Para nós, servir proporcionando agregação de valor é uma premissa. Ao estabelecer relações duradouras e profundas com nossos Clientes, conseguimos compartilhar conhecimento, aprofundar entendimento, propor novas soluções. Conseguimos aprender, melhorar, inovar, crescer. E o mais importante: juntos.

Essa é a essência do Visio Braskem, um programa que estimula de forma contínua essa cultura.

Três plataformas de ação caracterizam de forma geral os diferenciais da relação de parceria que temos com nossos Clientes. São elas:

  • Competitividade: ações que agreguem valor à produtividade de Clientes, como transferência de conhecimento especializado sobre temas estratégicos para a operação, consultoria técnica, entre outras.
  • Conquista de negócios: ações que visem o aumento de negócios para Clientes, por meio do desenvolvimento conjunto de novos mercados, incremento na exportação de acabados e substituição de importados transformados etc.
  • Empresariamento: ações que colaborarem para o aperfeiçoamento da gestão empresarial de Clientes, como intercâmbio de experiências nas mais diversas áreas.

O desenvolvimento de projetos com nossos Clientes tem resultado em fortalecimento da cadeia produtiva, inovação constante, aumento da competitividade, ampliação de mercado, além da promoção de soluções eficazes que proporcionem conforto e praticidade para a sociedade. Os exemplos são muitos e caminham em várias frentes. Para saber mais sobre o Programa Visio, entre em contato com seu Gerente de Conta (GC) na Braskem. Se você ainda não é nosso Cliente, clique aqui para entrar em contato conosco.

CLIENTES E CASES

DIXIE TOGA

Mudança de cultura e revolução no mercado


Em um determinado dia, nasceu o copo de requeijão de plástico, mercado até então dominado pelo vidro. Em parceria com a Huhtamaki Brasil, hoje Dixie Toga, a Braskem desenvolveu uma resina para substituir a embalagem de vidro para copos de requeijão. Mais prática e segura que o material convencional, a resina provocou uma revolução no mercado. Hoje, 80% dos fabricantes de requeijão utilizam o copo de polipropileno para embalar as suas marcas. As principais vantagens para eles são menor peso, facilidade de transporte e, principalmente, baixo custo, entre outras.

A oportunidade vislumbrada pela Braskem foi ampliar o uso de copolímeros transparentes, em uma aplicação nova para o mercado. Com a inovação, ganharam todos os envolvidos. O apoio técnico e acompanhamento da Braskem foram fundamentais para a velocidade da homologação do grau de PP nos novos moldes para a produção das embalagens. Para os Clientes, a vantagem foi a conquista de um novo mercado e a sociedade ganhou uma embalagem mais segura e com refechamento. O produto tem ainda vantagens sustentáveis: é mais leve, o que reduz CO2 no transporte, não quebra, reduzindo perdas desde o envase até a casa do consumidor, além de ser 100% reciclável.

PACKLESS

Um novo conceito em logística


A Pack Less é uma empresa que atua oferecendo soluções para cadeia logística de seus clientes. O espírito inovador aproximou a Pack Lesse a Braskem, que viu no projeto uma oportunidade única para a cadeia logística. Trata-se do pack less, um sistema desenvolvido para movimentação de cargas, confeccionado 100% em PP, que pesa apenas 3 kg e suporta 1500kg de carga dinâmica. Além de ser resistente, conforme laudo emitido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, o pack less traz vários benefícios como melhor higienização, massa reduzida (até 10 vezes mais leve), redução do espaço de armazenagem e possibilidade de montagem do pallet in house.

Uma avaliação de ciclo de vida feita pela Fundação Espaço Eco, comparando pack less e a alternativa tradicional usada para movimentação de cargas, mostrou que o pallet de PP causa menos impacto ambiental em todas as dimensões consideradas no estudo. Um ponto de destaque levantado foi a redução no consumo de combustíveis para transporte e consequentemente na emissão de CO2 graças à leveza do pack. A Fundação Espaço Eco mostrou também que esta redução na emissão de CO2 pode chegar a 85% dependendo da operação logística.

Apesar de ter sido inicialmente desenvolvido para movimentação de produtos acondicionados em sacarias e big bags, o pack less é extremamente versátil e pode ser adaptado e aplicado em diversos tipos de embalagens e operações. Para apoiar a Pack Less na construção do projeto, a Braskem buscou parceiros de peso: a Propex, líder mundial na produção de tecidos sintéticos de resinas termoplásticas e a Cartonale, maior fabricantede soluções em plástico corrugado da América Latina.

CSI

A competitividade do Cliente em campo


Maior produtividade. Essa foi a meta estabelecida pela CSI ao solicitar o apoio da Braskem, parceira de mais de dez anos, com grande histórico de projetos conjuntos. Importante player do mercado mundial de tampas carbonatadas e sem gás, a CSI precisava aumentar a produtividadede suas máquinas no processo de moldagem por compressão, visando à redução de custos industriais, ampliando assim a sua competitividade. Mas esbarrava no desempenho da tampa produzida e suas exigências de qualidade.

Com o comprometimento em trazer uma solução que atendesse à necessidade da CSI, a Braskem colocou toda sua equipe em campo para desenvolver a resina com maior produtividade. A reunião com o time técnico da matriz CSI nos Estados Unidos foi fundamental para entregar a solução ideal e atender às expectativas do Cliente. Com o desenvolvimento, a CSI conseguiu atingir o objetivo de produzir tampas com excelentes propriedades mecânicas e boa produtividade, sem alterar o custo dos insumos, além de reduzir a perda de material no processo produtivo. E assim ganhar mais competitividade.

PRODUMASTER

Indústria automobilística se rende aos plásticos


O plástico na indústria automotiva teve seu início na década de 60 e a partir dos anos 90 aumentou significativamente sua participação, propiciando principalmente redução de peso e flexibilidade de design, com linhas mais arredondas e arrojadas. Com 50 kg em média de compostos de PP, os carros brasileiros carregam peças plásticas nos interiores, exteriores e próximas ao compartimento do motor. Devido à sua versatilidade e baixo peso, elas são cada vez mais utilizadas, possibilitando flexibilidade de design, integração de peças e redução de custos.

Foi buscando o crescimento desse mercado que a Braskem e a Produmaster se uniram para apresentar uma nova solução em composto de PP de baixíssima contração, para uso em compostos para para-choques. A Produmaster, player do segmento de compostos, testou e aprovou em montadoras o composto de Zero Gap. Entre as principais características deste composto destacam-se baixas quantidades de carga mineral e menor densidade, atendendo e superando os requisitos para o produto.

Além de responder às demandas mecânicas e de processo de uma peça de grandes dimensões, o composto Produmaster com a resina Braskem permite que o para-choque tenha baixíssima contração e encaixe sem folga à carroceria do automóvel. Com o menor peso do produto, os carros ficam mais leves e gastam menos combustíveis por quilômetro rodado, bem como menor emissão de poluentes. Além disso, peças de plásticos simplificam processos e consomem menos energia para sua fabricação. Uma parceria ambientalmente responsável. O desenvolvimento em conjunto permitiu à Produmaster a abertura de um novo mercado.

PLASCON MAXIPLAST

A melhor solução para o segmento frigorífico


Buscando o aprimoramento da resina usada na aplicação de embalagem para frango congelado, a Braskem, em parceria com a Plascon e Maxiplast, desenvolveu a melhor solução para o segmento frigorífico, que pudesse ser reconhecido como benchmark. Foi assim que a Braskem chegou ao produto Pluris 6301 - uma resina de boa processabilidade, selagem e excelente resistência à perfuração, além de ótimo alongamento. Com essas características, a empresa conseguiu vencer um dos grandes desafios dessas embalagens, que são perfuradas pela forma pontiaguda do frango congelado. A nova embalagem já circula no exterior e tem perspectivas promissoras no mercado interno.

PRECON

O plástico chega ao telhado


Esse foi o mote que levou a Precon, importante fabricante do segmento nacional de coberturas, a solicitar o apoio da Braskem para desenvolvera telha de PVC, desde a sua concepção até a compra de tecnologia e maquinário. O principal objetivo do projeto foi buscar uma solução para a produção e comercialização da telha de PVC, que permitisse torná-la a opção preferencial do mercado como alternativa a outros materiais. O modelo de cobertura tem preço de venda competitivo frente aos materiais tradicionais, e desempenho técnico compatível com as necessidades do mercado brasileiro. Com a comprovação desse potencial, as empresas evoluíram na construção do projeto, que, pouco depois do lançamento, já cobria casas em várias regiões do país.

Com as telhas de PVC, a Braskem desenvolveu uma nova aplicação para essa resina, ampliando sua abrangência no mercado de construção civil e a Precon diversificou suas opções de atendimento ao mercado, introduzindo a telha de PVC de forma pioneira no país. Além dos diferenciais técnicos, inerentes à resina, como resistência a agentes químicos, leveza e durabilidade, as telhas de PVC se mantêm estáveis às tempestades, granizos e outras intempéries, além de ter baixos índices de expansão térmica. Frente às variações de temperatura, sua estabilidade dimensional e de cor são superiores às telhas convencionais. Além disso, o produto é ambientalmente correto, já que o PVC é totalmente reciclável.

TETRA PAK

Mais um passo a caminho da sustentabilidade


Com foco na ampliação da sustentabilidade de seus negócios, a Tetra Pak, líder mundial em processamento e embalagens de alimentos, se uniu mais uma vez a Braskem para desenvolver um grade de polietileno verde para a produção de tampas plásticas das embalagens cartonadas. Para encontrar a solução ideal e atender as necessidades do Cliente, a Braskem desenvolveu em seu Centro de Tecnologia e Inovação, em Triunfo/RS, um polietileno de alta densidade (PEAD), que atendeu todas as especificações para a aplicação, em nível global.

A parceria foi fundamental para colocar o polietileno verde na indústria alimentícia e bebidas. A utilização do plástico verde no processo de produção da Tetra Pak contribuirá para a redução global das emissões de gases de efeito estufa. Na balança sustentável do plástico verde, para cada tonelada de polietino verde produzido são capturados e fixados até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera. Outra vantagem é que o plástico verde é 100% reciclável, dentro dos processos atuais existentes.